Surpresas Meteorológicas na Vila de Santiago do Cacém: Uma Semana de Altos e Baixos!

A vila de no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, prepara-se para uma semana meteorológica cheia de altos e baixos, assim como uma montanha-russa de temperaturas dignas de emoções fortes. Com o tempo a dar-nos alguma matéria para rir, ou pelo menos sorrir, aqui ficam os resumos dos próximos dias.

Comecemos pela quinta-feira, dia 24 de abril. Um céu completamente límpido convida os residentes a passeios no castelo de Santiago, sem preocupações de levar o chapéu-de-chuva. As máximas atingem os 27 graus, na companhia de um vento praticamente inexistente, que vagamente tenta soprar a 3 metros por segundo. Já na sexta-feira, o humor muda ligeiramente com o vento a mostrar um pouco mais de atitude – quase como um dançarino solitário perdido a norte. Ainda assim, sem precipitação à vista.

Sábado começa com um ar nórdico, atingindo mínimos de 9 graus, fazendo lembrar que um agasalho extra pode ser um bom amigo. Este será rapidamente dispensado pois a temperatura recuperará para os 23 graus. Destaca-se neste dia a direção do vento, quase direccionada a norte, imaginamos que até ele quisesse ir visitar o famoso Museu Municipal de Santiago do Cacém.

Domingo promete trazer um céu meio enevoado, razão suficiente para um relaxante tarde passada em esplanadas locais, apreciando a tranquilidade. Os termómetros regressam felizes aos 26 graus, garantindo um final de semana aquecido.

Mas segunda-feira é quando o sol parece estar realmente em festa, subindo a temperatura para um caloroso máximo de 27 graus. É o dia perfeito para uma incursão cultural pelas ruínas romanas de Miróbriga. Com 55% de nuvens a ensombrar a paisagem, o dia não perderá essa aura mística.

Até aqui tudo manso, mas a terça-feira chega para baralhar o ritmo. Um súbito pólo ártico desce sobre com máximas apenas nos 16 graus, e uma timidez de chuva a marcar presença pela primeira vez em vários dias. Embora só pingue um pouco, quem previu isto? O vento também está mais conversador que o habitual. As tradições tentam lembrar-se de quando foi a última vez que algo assim aconteceu em abril!

Na quarta-feira, as temperaturas tentam recuperar a compostura com algum otimismo, batendo nos 17 graus. Ainda longe de serem consideráveis para um piquenique à beira-rio sem casaco, mas já um pouco mais adequadas que o glaciar improvisado do dia anterior.

Em suma, a vila de experienciará uma semana curiosamente variada e dançante, que nos faz lembrar que a primavera e as suas inconstâncias estão sempre aqui para surpreender – e, quem sabe, brindar com uma taça de vinho local nas ruínas de um passado romano. Afinal, a vida e o tempo têm de manter o seu sentido de humor intato!

Data 24/04 25/04 26/04 27/04 28/04 29/04 30/04
Temp. Máx 27 ºC 24 ºC 23 ºC 26 ºC 27 ºC 16 ºC 18 ºC
Temp. Mín 13 ºC 13 ºC 9 ºC 11 ºC 13 ºC 9 ºC 8 ºC
Nebulosidade 0% 1% 18% 39% 55% 61% 35%
Prob. de Chuva 0% 0% 0% 0% 0% 20% 29%
Vento Máx 7 m/s 13 m/s 13 m/s 7 m/s 9 m/s 8 m/s 6 m/s
author avatar
tempo24