Previsão Meteo: Elvas Enfrenta Dilúvio e Depois Abraça Sol Primaveril!

Esta semana, em , no concelho de Elvas, os deuses do tempo meteram-se a pregar uma partida digna de um festival romano, quase como a icónica Festa de São Mateus que agracia esta terra com música e tradição todos os anos. Ora vejamos: começamos com um dilúvio na quinta-feira que faria qualquer romano buscar abrigo. Com a probabilidade de chuva no máximo e nuvens a ameaçarem desabar, a temperatura, no entanto, manteve-se modesta, entre os 7 e 16 graus.

Sexta-feira decidiu seguir o exemplo, mas com ainda mais bravura, entregando chuvas quase bíblicas, enquanto as rajadas de vento ensaiavam uma dança frenética. Não fosse a Vineyard do Alentejo a uns quilómetros de distância, poderíamos imaginar um cenário mais tropical.

O sábado tentou ser o intermediário diplomático, reduzindo a quantidade de chuva para uns meros salpicos enquanto baixava os decibéis do vento, mas mantendo as nuvens tão espessas que o sol se perdeu na tradução.

Vamos a um domingo algo dual: gotas de chuva teimosas voltaram a fazer a sua presença sentir e a nuvens não abriram mão do céu. Aos afortunados que participaram das Festas de Elvas, este pequeno desafio climático não atrapalhou, pois a festa é feita de espírito e não de sol.

E depois, como num passe de mágica, segunda-feira abre suavemente as portas para o sol radiante. Com a temperatura a subir significativamente, não há uma única gota no horizonte. Como a calma após a tempestade, o início da semana parece querer redimir-se de uma introdução húmida.

Finalmente, na terceira e quarta-feira, o calor começa a deliciar os residentes, quase a pedir desculpa pelos exageros anteriores. Com temperaturas a romperem a barreira dos 22 graus, o tempo tem novos planos: promover um baile climático onde o vento se faz sentir suavemente e as nuvens diminuem, permitindo ao sol brilhar como sua estrela principal.

Assim, o cenário meteorológico desta semana leva-nos numa montanha-russa de eventos atmosféricos, desde o dilúvio ao paraíso solarengo. A única constante é mesmo o espírito resiliente de Elvas, que, tal como o seu forte, resiste e celebra, independente dos caprichos do tempo.

Data 03/04 04/04 05/04 06/04 07/04 08/04 09/04
Temp. Máx 16 ºC 16 ºC 17 ºC 15 ºC 19 ºC 23 ºC 24 ºC
Temp. Mín 7 ºC 9 ºC 8 ºC 8 ºC 8 ºC 10 ºC 11 ºC
Nebulosidade 99% 96% 100% 99% 65% 93% 53%
Prob. de Chuva 100% 100% 68% 100% 0% 0% 0%
Vento Máx 12 m/s 23 m/s 10 m/s 8 m/s 4 m/s 9 m/s 12 m/s
author avatar
tempo24