Thriller Atmosférico: Previsão Meteorológica Intensa na Covilhã para os Próximos Dias

Previsões meteorológicas de , uma pequena localidade no concelho da Covilhã, revelam uma semana repleta de contrastes e surpresas meteorológicas que qualquer amante do clima iria adorar. Embora não possamos precisar a localização exata desta misteriosa vila, os parâmetros climatéricos prometem um enredo digno de um thriller atmosférico.

Começamos com um sábado que mais parece saído de uma fábula de inverno, mas com céu surrealmente limpo! Com temperaturas mínimas a rondar os 2 graus e máximas perto dos 11, o sábado é abençoado por céu claro, um verdadeiro postal do inverno. O vento é tímido, soprando com pouca intensidade e sem pressa. Ideal para um passeio às margens do rio Zêzere, sem a preocupação de um guarda-chuva.

Mas não se deixe enganar pela calma aparente. No domingo, a história é outra. Um dilúvio quase garantido dará uma reviravolta brusca nesta narrativa meteorológica. As temperaturas caem um pouco, e a humidade escapa para níveis bem mais altos. Este é o dia perfeito para visitar o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, aconchegado e protegido da furiosa tempestade que se avizinha.

A partir de segunda-feira, e acredite, até o São Valentim enviaria um cartão “molhado” na terça, tudo são nuvens, ventos cada vez mais teimosos e chuva para dar e vender. Parece que São Pedro decidiu pegar numa mangueira daquelas industriais e não dá tréguas. É nesta altura que a pacata vila se transforma em algo saído do “Noé – Versão 2025”.

Quarta e sexta-feira prometem um espetáculo de invernia com ventos fortíssimos a soprar em rajadas. Ventos tão fortes que mais parece que o vento é um DJ, touro mecânico, que faz as árvores dançarem no ritmo mais selvagem! O vento vai assobiar tão forte que talvez se ouça um fado, um daqueles bem dramáticos, ecoando na Serra da Estrela.

Para acabar a semana, mais precisamente na quinta-feira, um giro inesperado – com o vento a mudar de direção, será algo menos entre chuva e mais para uma sopinha de letras meteorológica, com menos chuva e nuvens a dar espetáculo, mas ainda sem vestígios visíveis de sol.

A semana não será para os fracos de guarda-chuva, mas quem disse que na Covilhã não se vive com emoção? Cuidado ao atravessar, não vá o vento levar o cachecol da mãe ou os chapéus de chuva serem vistos a navegar até à Torre. Esperemos, então, que todos os aventureiros destes dias sejam bem recompensados com histórias emocionantes à volta da lareira.

Data 18/01 19/01 20/01 21/01 22/01 23/01 24/01
Temp. Máx 11 ºC 7 ºC 6 ºC 9 ºC 10 ºC 9 ºC 11 ºC
Temp. Mín 2 ºC 1 ºC 4 ºC 6 ºC 9 ºC 5 ºC 6 ºC
Nebulosidade 0% 96% 100% 100% 100% 90% 100%
Prob. de Chuva 0% 100% 100% 100% 100% 100% 100%
Vento Máx 2 m/s 4 m/s 5 m/s 11 m/s 13 m/s 13 m/s 18 m/s
author avatar
tempo24